segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

Senhoras e Senhores, ontem a tarde fui ao cinema para assistir ao filme Tropa de Elite 2. A questão é que todos nós que assistimos ficamos “assombrados” com os temas abordados.
O filme simplesmente constata aquilo que todos nós suspeitávamos, por isso o assombro. Quando suspeitamos de qualquer coisa, seja ela pessoal, profissional ou social é que alimentamos ainda a esperança de tudo não passar de suspeitas.
Alguns podem se iludir afirmando que “qualquer semelhança é mera coincidência, mas o fato é que temos um sistema que precisa amadurecer muito. Não é por isso que vou me render aos abusos de autoridade, pois existem pessoas que podem fazer a diferença sim em ambientes corrompidos.
O capitão Nascimento representa aqueles que somos antes de nos rendermos ao sistema de “jeitinho brasileiro”, “faz me rir”, somos exatamente como ele, até permitimos ser engolidos por aqueles que não tiveram a capacidade de manter a sua integridade.
Todos nós, exatamente todos, temos a opção de sermos ou não honestos, verdadeiros. Não me venha dizer que aquele que não faz parte do sistema não tem vez, porque não é bem assim.
Faço parte deste sistema, porque é acredito que se muda de dentro pra fora e não confrontando. Acredito que podemos mudar a visão da população através de ações simples, humanas, corajosas...Sim corajosas, pois aqueles que não se entregam e ainda fazem parte do sistema acaba incomodando a consciência das pessoas que não tiveram a mesma força.
Sou educadora de informática, brasileira, goiana, acredito em Deus, acredito nos homens, nos sonhos, na reabilitação.
Acredito que para não haver reincidência de crimes, temos que reeducar, através de profissionalização. Senhores, como posso esperar que alguém seja reeducado num programa de reclusão social, sem foco. Sim sem foco, gostaria que os senhores acompanhassem meu raciocínio nesse momento:
Um pai de família para manter o seu sustento e o de sua casa, precisa trabalhar em torno de 44 horas semanais. Ele paga seus impostos, para que tenha segurança e paz e vive aprisionado em sua própria casa. E as pessoas que cometem seus deslizes e vive recluso da sociedade come, bebe, dorme em paz com maior segurança que aqueles que cumprem seu papel perante a sociedade.
Não estou dizendo que devemos puni-los e deixá-los com fome, não é isso. Quero apenas mostrar que se colocássemos cursos profissionalizantes (como costura, artesanato, informática) sendo obrigatórios e não “descontássemos” esses valores em suas penas, afinal se um pai de família precisa trabalhar para comer e sustentar a sua família, eles também precisam.
Não podemos mais deixar essa situação progredir, porque temos que reeducá-los mostrando um novo rumo para suas vidas. Não podemos simplesmente nos render a corrupção pela omissão de nossos governantes.
Senhores o ser humano não que apenas sombra e água fresca, ele precisa de um novo rumo. Se o individuo cometeu um furto porque não conseguia emprego, o que fazemos? O punimos, dando apenas a oportunidade de aprender valores distorcidos com outros colegas.
O sistema depende de vocês, a omissão é a pior forma de violência.
Pensem nisso, senhoras e senhores!

Brunna Andrade

4 comentários:

  1. Parabéns!!! Que esta sábia mensagem chegue ao maior número de seres humanos o possível.... A melhor parte do texto: "O sistema depende de vocês, a omissão é a pior forma de violência."

    ResponderExcluir
  2. Obrigada...Divulgue comigo para que isso seja possível.=)

    ResponderExcluir
  3. Ameii primaa .... Parabénsss
    seu blog é 10 sempre ^^

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns, uma visão bem aberta... É disso que o mundo precisa, infelismente não sou todos que não tem essa visão..
    Que olhos do mundo sejam abertos!!!

    ResponderExcluir